top of page
Buscar
  • Foto do escritorRobson Pantolfi

3/5 - Top 10 Regras para o sucesso por Marcus Lemonis

Continuando nossa maratona de artigos sobre as top 10 regras para o sucesso por Marcus Lemonis, vamos falar sobre 2 outras regras, sendo sobre conhecimento e auto renovação.


Já falamos aqui de:

  1. Faça um Plano de Negócios

  2. Tenha Capital de Giro o suficiente

  3. Crie uma lista para o que irá fazer amanhã

  4. Cuide dos seus funcionários

Para quem não viu os artigos anteriores vale dar uma olhadinha clicando nos links abaixo:


5 - Have the knowledge

(Tenha o conhecimento)


Conhecer bem o que o seu negócio faz é muito importante para que ele tenha sucesso.

Imagine um pasteleiro que mais do que não ter uma boa massa, não faz recheios saborosos, ou não sabe fritar rapidamente sem deixar cru ou queimar, ou que a cada vez que você vai o pastel tem um tamanho ou quantidade de recheio diferentes. Dificilmente você vai gostar e voltar a este estabelecimento.


Pois isso acontece em todos os modelos de negócios. Mesmo pra quem já conhece e faz muito bem, é importante se atualizar sobre outras formas de se fazer o mesmo.


Segundo Marcus Lemonis, isso tem que ser uma preocupação não só em relação ao conhecimento do empresário e seus sócios, mas principalmente no pensamento sobre as contratações e parcerias que precisam ser feitas para complementar o seu conhecimento.


6 - Constantly reinvent yourself

(Se reinvente ou se renove constantemente)


Eis um desafio daqueles. Já ouviram falar que em time que está ganhando não se mexe? E se eu não mexer no meu time, não corre o risco dos adversários aprenderem como meu time joga e se prepararem para me derrotar?


Pois é, o mundo não para de girar e temos milhares de exemplos como os Guias de Ruas em livros gigantescos com códigos de latitude e longitude, trocados por aplicativos no celular onde podemos simplesmente falar o endereço e ele ainda te indica informações de trânsito. Tem ainda a época que empresas ganhavam bilhões em venda de filmes para máquinas fotográficas, mas foram trocadas por máquinas digitais. Atualmente algumas pessoas nem sabem que isso existiu.


Segundo Marcus Lemonis, é uma prática constante, se informar sobre o que acontece ao seu redor, novas tendências, novas leis, novas necessidades. O cliente precisa enxergar valor no seu produto e isso não depende somente de você, mas principalmente do que acontece no mercado em geral e no que acontece com seus clientes.


Lemonis cita ainda muitas marcas de grandes empresas que pelo menos nos Estados Unidos, não existem mais.


Conclusões

Muitos empresários começam o seu negócio ou por realmente conhecerem a operação ou porque são muito bons comercialmente.


Até ai tudo bem, o problema é justamente quando o empresário não se preocupa em como complementar os conhecimentos que estão lhe faltando.


Como garantir que os seus recursos financeiros estão sendo usados da melhor forma?
Como garantir que sua evolução tecnológica e os custos estão adequados?
Como enxergar aquilo que não é a minha especialidade ainda mais quando estou muito envolvido nas tarefas do dia a dia?

Se isso já é um desafio imagine conseguir parar, refletir e se reinventar, conhecer melhor meus clientes, ir a eventos sobre o meu modelo de negócio, conhecer formas diferentes de fazer o que faço.

Claro que sempre vale buscar ajuda neste processo.


Pense nisso e adicione na sua cartilha essas 2 regras que servem também para desenvolvimento de carreira corporativa.


Obrigado por ler até aqui e até breve...

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page