top of page
Buscar
  • Foto do escritorRobson Pantolfi

2/5 - Top 10 Regras para o sucesso por Marcus Lemonis

Continuando nossa maratona de artigos sobre as top 10 regras para o sucesso por Marcus Lemonis, já falamos aqui de Plano de Negócios e Capital de Giro Suficiente.


Se você não viu o artigo anterior que inicia essa maratona clique nesse link


Vamos falar nesse artigo de 2 outras regras, sendo sobre "To do List" e Funcionários!



3 - Create a To Do list for tomorrow

(Crie uma lista para o que você irá fazer amanhã)


Gerenciar o seu tempo enquanto tem uma empresa é algo muito precioso e normalmente um grande desafio. Uma das formas de otimizar o seu tempo é fazer listas do que você tem a fazer e mais do que isso, priorizar.

Mais difícil do que listar o que você irá fazer no dia seguinte é você decidir o que NÃO irá fazer.


Segundo Lemonis vale listar de tudo:

  • Com quem terei que me reunir;

  • O que terei que revisar;

  • Tenho que ir ao banco;

  • Tenho que resolver algo com funcionários;

  • Tenho que comprar algo;

Lemonis comenta ainda que existe um desafio no final do dia para planejar o dia seguinte, seja por cansaço ou por estar pensando em muitas coisas, porém este exercício o ajudará a ser não só mais objetivo como também a equilibrar sua vida pessoal e necessidades profissionais.


4 - Take care of your employees

(Cuide dos seus funcionários)


Talvez um dos maiores desafios de todos, mas extremamente importante.

Mais do que a filosofia dos 3 Ps de Marcus Lemonis (Produto, Pessoas, Processo), ele enfatiza com muita clareza a necessidade de seus funcionários estarem motivados e engajados com o seu negócio. Afinal, a maior parte do trabalho e o crescimento da sua empresa depende de pessoas. Isso sem falar do quanto elas representam a imagem da sua empresa.


Na matéria Marcus Lemonis durante um dos episódios do programa o Sócio, identifica que uma importante funcionária que praticamente carrega a empresa nos ombros está para ter filho e não tinha perspectiva de como cuidar do seu filho e cuidar do negócio ao mesmo tempo. Marcus criou o cenário para que ela tirasse a licença maternidade com todos os seus direitos e ficasse tranquila para voltar e assumir a liderança da loja.


Imagine a gratidão dela e a força com a qual ela voltará ao trabalho?

De forma direta Marcus diz que funcionários felizes fazem clientes felizes, pois eles terão orgulho do negócio e do que fazem. Irão se preocupar e dar tudo de si para que o negócio tenha sucesso, pois sabem que fazem parte disso e não são simplesmente descartáveis. Se você não cuidar dos seus funcionários, provavelmente não terão clientes e nem alguém preparado para atende-los.


Conclusões

Priorização de tarefas de forma diária e cuidar dos seus funcionários são 2 regras que farão mágica com a sua gestão do tempo e com o "como a empresa funciona" quando você não estiver presente.


O To Do List pode ser inclusive aplicado como processo em indústria, comércio e serviço para garantir que ninguém esqueça de nada importante.


Olhar para os funcionários de forma humana é simplesmente um dos focos dos métodos mais modernos de gestão e tem milhares de cases com ótimos resultados.


Obrigado por ler até aqui. Compartilhe o artigo e até breve, afinal ainda temos 6 regras para falar.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page